Stell Challenge

Stell Challenge - ASSOCIACAO DE TIRO SINOP

Stell Challenge – Desafio do Aço

Estreando oficialmente no Campeonato de Tiro de Mato Grosso, a modalidade Steel Challenge, conhecida como Desafio do Aço, é controlada e regulamentada pela USPSA (United States Practical Shooting Association).

É uma competição interessante ao expectador pelo uso de alvos metálicos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. As pistas são padronizadas para o mundo todo, o que incentiva o competidor sempre a quebrar os records de tempo das pistas.

A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível. O tempo de string mais alto ou a “pior passada” é descartado, e o resultado da prova é a soma dos tempos dos 4 strings restantes.

O uso de pistas padronizadas também permite o “rankeamento” universal de competidores entre as diversas Regiões. Um ranking mundial pode ser encontrado no site oficial da modalidade (www.steelchallenge.com).

O Steel Challenge não diferencia fator de potência. Assim, diferentes equipamentos podem ser utilizados para sua prática. Os requisitos para equipamentos utilizados são os mesmos utilizados nas regras da IPSC ou da USPSA, conforme determinação do diretor da prova.

Divisões no Estado:

Open – Nesta Divisão não há limites para as modificações feitas no equipamento (arma) e podem ser utilizadas miras óticas eletrônicas. Os calibres normalmente utilizados são o 9x23mm ou o .38 Super.

Standard (ou Divisão Limited) – O equipamento pode sofrer customizações mas há limitações com relação ao tamanho físico. Não é permitido o uso de mira ótica ou eletrônica. Os calibres normalmente utilizados são o .40 S&W e o .45 ACP.

Production – Abrange qualquer pistola double action ou safe action contida na lista de equipamentos homologados para a Divisão Production na IPSC ou na USPSA, conforme o caso. Os calibres normalmente utilizados são o 9x19mm, .40 S&W, .38 Super e .45 ACP.

Revolver – São utilizados Revolver com cilindro de capacidade de 6 disparos. Customizações são aceitas. Os calibres normalmente utilizados são o .38 SPL, .40 S&W e .45 ACP.

Light – Esta divisão somente é utilizada em competições no Brasil. Esta divisão utiliza o calibre .380 ACP. Vale-se das regras da Divisão Standard, porém com um Fator de Potência mínimo reduzido.